Vereador Alberto cobra a presença de guarda vidas na orla de Jaboatão

Parlamentar lembrou do aumento da frequência dos banhistas na área e de casos de afogamento 

Os 5,8 quilômetros de orla recuperados em Jaboatão dos Guararapes tornaram a praia mais atrativa para banhistas, que com a obra, têm mais uma opção de lazer no litoral pernambucano. Entretanto, o aumento da frequência de pessoas nas praias gera uma preocupação com a segurança neste local. Pensando nisso, o vereador Alberto (PSDB) esteve na tarde desta última quarta-feira (20), no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, no Recife para solicitar uma medida que resolvesse esse problema das praias de Jaboatão.
De acordo com o Subcomandante Geral, Manoel Cunha Filho, essa articulação do parlamentar foi o primeiro passo para minimizar os incidentes nas praias através de uma ação conjunta com a prefeitura municipal. Ele se prontificou ainda a estudar a possibilidade do deslocamento de uma parcela do efetivo de guarda vidas do Recife para as localidades mais perigosas de Jaboatão. “Nem sempre temos acesso aos dados de incidentes em áreas que não são cobertas pela corporação. Por isso, precisamos fazer uma reunião no local para levantar esses dados e estudar a viabilidade dessa migração”, disse.
Foi proposta também a capacitação de um grupo da prefeitura para uma campanha de conscientização dos banhistas, que seria realizada através da instrução e entrega de folders informativos para os banhistas da área. Há longo prazo, a contratação de guarda vidas civis, através de concurso público seria uma opção para suprir as demandas de segurança nas praias de Jaboatão. “Este trabalho requer um preparo físico e a habilidade de natação. Nativos e pescadores podem ser uma boa opção, mas isso deve ser discutido com cautela junto com a prefeitura. Caso a ideia seja aprovada, Jaboatão poderá servir de modelo para as demais cidades litorâneas”, explicou Manoel.
RESULTADO O ofício do vereador Alberto foi encaminhado para o GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimos) que ficará encarregado de entrar em contato com o parlamentar até a próxima quarta-feira (27) para marcar uma reunião na orla junto com frequentadores da praia. O objetivo é ver a possibilidade de deslocamento de algum efetivo para a área. Outra ação a ser definida é a capacitação de um grupo para a realização de uma campanha de conscientização para os banhistas da orla.

VEREADOR 2020: Estratégias e tatícas para uma campanha vencedora

Deixe um comentário: