Turismo de Olinda é destaque no Seminário dos Municípios Pernambucanos

Se pela manhã o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, abriu o Seminário dos Municípios Pernambucanos, no turno da tarde o secretário de Turismo, João Luiz da Silva, representou a Marim dos Caetés no debate “Turismo e cultura como fortalecimento do desenvolvimento local”.  Ele fez uma apresentação sobre “Ações impulsionadoras da economia local”, em evento realizado no Centro de Convenções, em Olinda, nesta terça-feira (9).

João mostrou aos representantes de todo Pernambuco e até de outras regiões do Brasil e do mundo ações como o Festival da Tapioca, Festival da Cerveja Artesanal, Receptivo Turístico, Ciranda pôr do sol, além de contar a história da cidade a partir de sua fundação.

“Desde o início da gestão Lupércio, nossa missão é mostrar Olinda além do Carnaval. Desta forma, realizamos festivais como impulsionadores da economia local, oferecemos produtos turísticos, realizamos parcerias com empresas privadas para gestão de equipamentos públicos, entre outros. Tudo isso dentro da nossa realidade financeira”, destacou João, que é secretário de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda.

Além de João, participaram do evento o vice-presidente da Empetur José Neves Neto; a secretária de Esportes, Turismo e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça; e o gerente de Políticas Culturais do Estado, Diego dos Santos Silva. Para o representante de Olinda, essa discussão com os gestores de turismo da Região Metropolitana e do interior é importante para o crescimento do Estado.

“Eu acredito muito no poder da colaboração. Vamos conversar com outros municípios, um ajudando outro. Já estamos em contato com Recife, Paulista, Itamaracá, por exemplo. Olinda não pode viver isolado, essa troca é muito importante para o crescimento de todos”, acrescentou João.

Resultados

Os eventos promovidos em Olinda alavancaram e muito a economia local. João Luiz contou algumas curiosidades. “Vimos tapioqueiras trocando de carro, outras relataram que zeraram suas dívidas com o Festival da Tapioca. Como legado, todas tiveram novas barracas, de inox. Pós Festival da Cerveja, a cervejaria olindense Duvália ampliou sua fábrica. Isso é gratificante”.

Foto: Sandy James/ Prefeitura de Olinda

Renda Extra: Curso Avançado de Cupcakes