Servidoras da Controladoria de Pernambuco participam do Cobaci

Realizado em Curitiba (PR), no período de 5 a 7 de agosto, o II Congresso Brasileiro de Auditoria e Controle Interno (Cobaci 2019) contou com a participação de representantes da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). Ivoneide de Almeida e Danielle Maranhão, respectivamente, chefe da Unidade de Projeto e coordenadora de Auditoria de Obras, Licitações e Contratos da Diretoria de Auditoria (DAUD/SCGE), acompanharam toda programação deste importante evento técnico e científico.

Durante os três dias de Congresso foram abordados e debatidos temas relacionados à auditoria interna governamental, ao controle interno, à transparência pública, ao acesso à informação, à prevenção e ao combate à corrupção. Organizado e realizado pela União Nacional dos Auditores do Ministério da Educação (Unamec), o Cobaci se apoia nas orientações, normas e melhores práticas internacionais aplicáveis à atividade de auditoria pública e controle interno para ofertar capacitação técnica aos profissionais que atuam nesta área.

“A participação no Cobaci possibilitou a troca de experiências e boas práticas entre os participantes nas diversas temáticas tratadas no evento, entre elas: papel da auditoria interna, modelo de avaliação IA-CM, gestão de riscos, programa de qualidade e o benefício financeiro e não financeiro das ações de auditoria”, avaliou Ivoneide.

Para Danielle, “estar presente em um evento como esse nos dá a oportunidade de conhecer metodologias e ferramentas que estão sendo aplicadas em outros entes públicos, refletir sobre nossos processos e atividades, além de nos impulsionar na busca de novas fontes de estudo e pesquisa para o aperfeiçoamento da nossa forma de atuação”, analisou.

VEREADOR 2020: Estratégias e tatícas para uma campanha vencedora