Prefeitura realiza campanha Dezembro Vermelho


A Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou nesta quarta-feira (04/12) o dia “D” das atividades do “Dezembro Vermelho” – mês de luta contra a Aids. O

Centro de Testagem e Aconselhamento Herbert de Souza recebeu várias pessoas para realização do teste rápido de HIV. O exame gratuito também identifica outras infecções sexualmente transmissíveis como as hepatites e sífilis.

Durante às atividades do Dezembro Vermelho que continua dias 16 e 18 deste mês, serão ministradas palestras com foco na prevenção da doença e formas de contágio, bem como a distribuição de preservativos. Nesses dias, o Centro Herbert de Souza irá funcionar das 8h às 20h para permitir o atendimento a um maior número de pessoas.

EXAME – O teste rápido de HIV/Sífilis é indicado para gestantes e seus parceiros sexuais, pessoas que realizaram relação sexual (oral, vaginal ou anal) sem o uso da camisinha; quem já teve alguma doença sexualmente transmissível (DST) ou tuberculose e para aqueles que já compartilharam agulhas ou seringas.

A campanha visa alerta à população cabense quanto à prevenção da doença, tendo em vista que o Cabo está classificado como o 5° município do Estado com maior índice em casos de HIV. “Em 2018 registramos 142 casos de HIV. Já neste ano, até o mês de agosto, detectamos 81”, ressaltou Cristina Buarque, coordenadora de IST/Aids da Secretaria de Saúde.

O município conta com um serviço de prevenção e cuidado para as doenças sexualmente transmissíveis, no Centro de Testagem e Aconselhamento Herbert de Souza. Além dos testes e orientações, o centro realiza consultas com médicos especializados em IST’S. “O médico do Centro é exclusivo para homens. As mulheres são encaminhadas para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), através de agendamento“, ressaltou. Apenas em 2019, o centro realizou cerca de 35 mil atendimentos.

Para casos de exames reagentes ao Vírus HIV, os pacientes são encaminhados para o acompanhamento com o especialista no SAE da Policlínica Vicente Mendes, bairro São Francisco. O local funciona de segunda a quinta-feira.

Saúde : 50 Receitas Para Emagrecer De Vez