Orquestra Meninos do Ipojuca realiza concertos musicais de natal em todo município

Repetindo uma celebração realizada desde a sua fundação em 2014, a Orquestra Criança Cidadã – Meninos do Ipojuca, implantada pela Prefeitura, através da Secretaria Especial da Juventude e Esportes (Sejuve) em parceria com a Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) realizará uma série de apresentações musicais em todo o município para comemorar o período natalino e o aniversário de dois anos do bem sucedido projeto. Os concertos passarão pelos distritos de Camela, Serrambi, Ipojuca-Sede, Porto de Galinhas e Nossa Senhora do Ó, durante o mês de dezembro.

O repertório, pensado para a celebração pelo maestro Márcio Pereira, incluirá obras clássicas e natalinas, a exemplo da “Sinfonia Nº 40”, de Mozart; o “Pizzicato-Polka”, de Strauss e “Noite de Paz”, de Franz Gruber. Um dos momentos mais esperados na parte dedicada ao ciclo natalino é a performance do coral de alunos, que participou da última edição do espetáculo de Natal da Orquestra, em 2015. O público estimado é de 1000 pessoas, entre familiares e amigos dos músicos, além de figuras fundamentais para a realização da iniciativa na cidade, como o idealizador e coordenador-geral da Orquestra Criança Cidadã, o juiz João Targino; o prefeito Carlos Santana e o secretário de Juventude e Esportes Miqueias Silva.

Em dois anos de projeto, a equipe da Orquestra no Ipojuca já coleciona feitos importantes como a viagem dos alunos Paloma Santana e Herlon Cleydeman (violino); Ellionai da Silva (viola), Jandson da Silva (violoncelo) e Alexandre Vinícius (contrabaixo), para Roma, em novembro de 2015. Outro momento representativo ocorreu neste ano, em junho, com a recepção da tocha olímpica no município. A expectativa agora é a da próxima viagem, no dia 7, para Nova Iorque, em que Ivo Gomes (violino), Douglas Bezerra (viola), Lívia da Hora (violoncelo) e Jhorsily Lima (contrabaixo) se juntarão aos músicos da Orquestra do Coque, na comemoração dos 70 anos da Unicef, nos Estados Unidos.

SAIBA MAIS

A Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Especial de Juventude e Esporte (Sejuve), e a Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), ONG gestora da Orquestra. Com o aporte financeiro concedido pela gestão municipal do Ipojuca, a ABCC garante a execução do projeto nos moldes do que é realizado com a comunidade do Coque, no Recife.

Os participantes do projeto são todos moradores de Camela e estudantes da rede pública de ensino. Na sede da Orquestra, localizada em Camela, os jovens músicos recebem aulas de teoria musical e de instrumentos de cordas — violino, viola, violoncelo e contrabaixo —, reforço escolar, aulas de informática, além de atendimento psicológico e pedagógico e três refeições diárias. O núcleo funciona nos horários da manhã e da tarde, em um prédio que conta com 15 salas de aulas, miniauditório, telecentro, sala de acompanhamento pedagógico, sala para atendimento psicossocial, banheiros e refeitório.

“Esse é um momento muito significativo na vida desses jovens. Fico muito feliz em ver que esses meninos agarraram essa oportunidade, uma parceria muito importante com a Orquestra Meninos do Coque, onde até então nenhuma Prefeitura ou poder público tinha realizado uma parceria como essa. Fomos ousados e precisávamos que essa parceria fosse realizada. Sabíamos que nós tínhamos aqui no município um celeiro de talentos. Esse é um projeto sério que veio para melhorar a qualidade de vida da juventude de Camela”, destacou o prefeito do Ipojuca, Carlos Santana.

SERVIÇO

Espetáculo “Ipojuca: Natal de Voz e Música – III Edição”

05/12 – Escola Municipal Jarbas Passarinho, em Camela

09/12 – Praça José Antônio Silvestre, em Serrambi

15/12 – Convento Santo Antônio, em Ipojuca

17/12 – Praça das Piscinas Naturais, em Porto de Galinhas

23/12 – Praça Capitão Antônio Braz, Nossa Senhora do Ó

Todas as apresentações, gratuitas,  iniciarão às 19h

Deixe um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *