Olinda: Olinda é pioneira na implantação do Sistema de Ocorrência Escolar

Todas as escolas do município de Olinda terão, a partir deste segundo semestre, uma nova ferramenta para melhorar a segurança das unidades de ensino e até dos seus bairros, cuja finalidade é permitir o mapeamento da vulnerabilidade das escolas. Trata-se do Sistema de Ocorrência Escolar, criado pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado. O município será o primeiro a receber essa novidade.

O programa será capaz de registrar ocorrências de violência, racismo, preconceito em geral. Os gestores municipais serão responsáveis pela comunicação e atualização das informações, com fotos e data do acontecimento, tudo documentado em relação ao fato.

“Pretendemos repassar essas informações para a Guarda Municipal, Secretaria de Defesa Social, Ministério Público, entre outros, para que eles viabilizem ações para aquela comunidade e também para a escola. Através desse sistema, podemos levantar qual área tem mais ocorrências e assim poderemos tomar as medidas cabíveis. Teremos um diagnóstico de toda a rede através dos dados coletados, permitindo a tomada de decisões em tempo hábil”, explicou a secretária executiva de Gestão de Rede, Renata Araújo.

O Sistema de Ocorrência Escolar foi apresentado para os gestores de Olinda pelo coordenador da Unidade de Acompanhamento de Projetos Especiais, Danilo Ferreira Lopes, em encontro nesta quinta-feira (11), na Secretaria Executiva de Planejamento e Coordenação, localizada na Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.

VEREADOR 2020: Estratégias e tatícas para uma campanha vencedora