O que significa Acessibilidade

É um termo ainda sem muita clareza de definição e “acessibilidade” da informação a população, mas teoricamente podemos dizer que é a forma de facilitar a aproximação das pessoas em locais com determinado objetivo, ou seja, o direito de ir e vir de qualquer cidadão. (Constituição Federal Brasileira de 1988, art. 5º, inc. XV).

Todos têm direito a utilização dos espaços da Cidade, das construções privadas e públicas, ao transporte, livre de qualquer obstáculo que nos limite, com toda autonomia e segurança.

Por que hoje se ouve e se fala tanto, sobre o assunto? Parece novidade, mas não é. De acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2000), 25 milhões de brasileiros, ou seja, 14,5% da população apresentam algum tipo de deficiência.

Em Jaboatão dos Guararapes PE, não esta claro ainda na pratica o que é acessibilidade, apesar do Prefeito Elias Gomes ter criado uma secretaria para cuidar do tema, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade.

Uma afirmação podemos fazer “Em Jaboatão sabemos o que realmente não é acessibilidade”, pelo menos esperamos que o gestor e seus técnicos já tenham aprendido o que não fazer. Esperamos que agora nesta segunda gestão, mesmo já passados 4 anos e 10 meses, no total de 58 meses, cerca de 1.740 dias do inicio de sua primeira gestão, o Prefeito Elias Gomes corrija as distorções de acessibilidade que ele promoveu, a foto mostra o absurdo que foi realizado na Avenida Copacabana em Piedade, e passados todos estes anos ainda não foi corrigido, ou quem sabe o Sr. Prefeito e seus técnicos não entenderam ainda o que é de fato acessibilidade. 

GESTÃO ELIAS GOMES PROMOVE ACESSIBILIDADE A VEÍCULOS E ESQUECE PEDESTRES.
GESTÃO ELIAS GOMES PROMOVE ACESSIBILIDADE A VEÍCULOS E ESQUECE PEDESTRES.

Renda Extra: Curso Avançado de Cupcakes

Deixe um comentário: