O que é ser oposição?

O que é ser oposição?

“Oposição (do latim oppositione) é ato ou efeito de se opor ou se colocar contra algo ou alguém. Em política especificamente, refere-se aos partidos políticos contrários ao governo. Em política, refere-se ao partido ou grupo de partidos que se intitulam contrários ao governo”.

“Na democracia, o papel da oposição é claro: fiscalizar a administração e os atos dos governantes, atuar como agente capaz de aperfeiçoar proposições de governo, ser catalisadora das demandas e insatisfações populares e, de certa forma, ajudar o governo a errar menos e administrar melhor, criticando, apontando equívocos e incongruências, destacando as consequências de desacertos e denunciando erros e omissões.

Oposição competente contribui para se alcançar o objetivo da ação política. Além disso, deve ser propositiva e apresentar caminhos diferentes dos atuais para garantir maior eficiência do setor público e possibilitar o constante crescimento nacional.” Segundo Luiz Carlos Borges da Silveira em artigo publicado recentemente.

Aproveitando estas palavras, e pinçando o que diz sobre oposição competente, aquela que quer alcançar o objetivo da ação política, e que deveria ser o de propositiva, apresentar propostas, caminhos diferentes e garantir a eficácia do serviço público, e diria mais, a melhoria da qualidade de vida da população, neste sentido, a oposição tem que via os partidos e sociedade, traçar estratégias e discutir um programa de governo que represente novos caminhos, com os mesmos ou outros agentes de transformações.

A tentativa de criar esta oposição se baseia exatamente nesta construção, a de novos agentes que podem contribuir e muito nesta construção de cidade e que só acontecerá com a participação de todos os que fazem oposição, sejam partidárias ou não.

fonte:https://www.hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/blogs/opini%C3%A3o-1.363900/oposi%C3%A7%C3%A3o-pol%C3%ADtica-n%C3%A3o-%C3%A9-apenas-ser-do-contra-1.589059

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *