NOTA DE REPÚDIO DA FILARMÔNICA XV DE NOVEMBRO CABENSE

Nota de Repúdio

A Sociedade Philarmonica 15 de Novembro Cabense, que completa 103 anos de reorganização no dia 15 de novembro deste ano, está deflagrando um pedido de socorro.

A equipe que assumiu a direção da entidade em novembro do ano passado está lidando com um conjunto de débitos referentes aos anos de 2009, 2012, 2013 e 2015, junto à Receita Federal, Previdência Social e Secretaria de Arrecadação Municipal.

Os débitos são provenientes de não recolhimentos e estão relacionados a convênios celebrados com o município em anos anteriores.

Os convênios com a prefeitura do Cabo constituem a principal fonte de recursos da entidade, que no ano de 1917 foi reconhecida como de Utilidade Pública Municipal e desde então recebe subsídios financeiros para sua manutenção e custeio das apresentações.

A mudança no marco regulatório do terceiro setor e os débitos juntos aos órgãos públicos inviabilizou a celebração de parceria com o município no primeiro semestre. A entidade fez o parcelamento dos débitos, obteve empréstimo junto a parceiros, efetuou os primeiros pagamentos e obteve suas certidões negativas no início de agosto, mas até esta data não conseguiu formalizar com a prefeitura do Cabo o repasse dos recursos para a retomada de suas atividades.

Em busca do apoio da população, a banda de música realizará uma série de concertos para divulgar sua campanha de arrecadação que será deflagrada a partir de um ato público na manhã do próximo sábado 07 de outubro.

A banda de música realizará uma marcha pelas principais ruas do centro do Cabo de Santo Agostinho distribuindo panfletos e orientando para as formas de doação. Para isso será disponibilizado o número de uma conta poupança e uma página de doação no site da entidade onde as pessoas podem contribuir com qualquer valor utilizando o cartão de crédito.

A sociedade musical foi fundada no ano 1888 com o nome de “Club Philarmonico Cabense” a partir de uma idéia do Ex-Presidente Epitácio Pessoa enquanto fora Promotor Público da comarca do Cabo. Seus primeiros integrantes eram operários da estrada de ferro que se instalou no Cabo em 1856. Depois de dois anos desativada a entidade foi reorganizada em 1914 e desde então mantém ininterruptamente suas atividades musicais.

No ano de 1977 a corporação participou do 1º Campeonato Nacional de Bandas promovido pelo MEC/Funarte e sagrou-se Vice-Campeã sob a regência do Professor Maestro Agrício Braz. O título provocou grande entusiasmo na população da cidade que lembra com orgulho da disputa transmitida na época em rede de televisão.

A Philarmonica 15 de Novembro Cabense tornou-se um símbolo e uma expressão marcante da cultura do município. Entre os seus vários ex-alunos figuram dois expressivos compositores de frevo, John Phillip Johnson (1898 – 1972) e Miro de Oliveira (1919 – 1991).

A entidade tem sede própria situada à Rua Vigário João Batista, 115, no centro do Cabo.

As doações podem ser feitas através da conta poupança nº 3704-4, variação 51, agência 0714-5 do Banco do Brasil, ou no site www.harmonia15.org.br/doacoes/.

Para mais informações pode-se contatar a direção da Philarmonica através dos números (81)985015507 / (81)998136990 – WhatsApp.

Deixe um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *