Médicos estrangeiros começam a trabalhar em Jaboatão

O primeiro dia de atividade dos profissionais foi marcado pela visita dos ministros da saúde do Brasil e Cuba ao município

Foi em clima de descontração que a comunidade de Dois Carneiros Baixo, na Regional Cavaleiro acompanhou o primeiro dia de trabalho de Nivaldo Rios Serrano, médico estrangeiro oriundo do programa federal “Mais médicos”, que começou a trabalhar na unidade de saúde do local na manhã desta segunda-feira (11/09). Na ocasião, o prefeito em exercício de Jaboatão dos Guararapes, Heraldo Selva, juntamente com secretários municipais recepcionou os ministros da saúde Alexandre Padilha (Brasil) e Roberto Ojeda (Cuba), que conferiram de perto a estrutura da USF.

“Esses profissionais vieram para somar aos médicos, enfermeiros, agentes de saúde e dentistas de Jaboatão dos Guararapes, ajudando a cuidar melhor das pessoas. Eles são preparados para cuidar dos principais problemas que encontramos na saúde pública do País, principalmente em casos populares de doença, como a hipertensão e diabetes. A presença deles ajudará ainda na melhoria estrutural das unidades de saúde, como já aconteceu, por exemplo, aqui no município, já que este posto, construído pela Administração Municipal em parceria com o Governo Federal obedece às normas estabelecidas pelo Ministério”, avaliou Padilha, anunciando a chegada de novos profissionais ao Estado até março de 2014.

PARCERIA

De acordo com o ministro cubano, Roberto Ojeda, a ilha latino-americana possui ampla experiência nesse tipo de intercâmbio voltado para a saúde. “Hoje, Cuba brinda a colaboração em 60 países, com mais de 45 mil colaboradores. E a experiência que acumulamos, em particular dos que estão aqui. Nós, como temos feito até agora, seguimos tratando que nossos médicos consigam uma preparação cada dia melhor e superior no idioma, para que consigam compreender melhor na hora da comunicação com o paciente, do atendimento, para que cheguem a um bom diagnóstico”, afirmou.

“É uma gratificação está recebendo a visita dessas autoridades na área da Saúde em nossa cidade, isso mostra o resultado de um trabalho sério em aplicar as verbas do Governo Federal destinadas ao município. Sem dúvidas, é um reconhecimento ao trabalho realizado pela Prefeitura”, destacou o prefeito em exercício de Jaboatão, Heraldo Selva.  Para a secretária de Saúde do município, Gessyanne Paulino, a chegada dos médicos estrangeiros será benéfica para os jaboataneses. “A principal beneficiada desta iniciativa é a população, que terá ampliação no atendimento médico, já que em algumas equipes ele não existia. A previsão é que em breve o município recebe mais quatro profissionais do programa federal”, ressaltou.

PERFIL

Nivaldo Rios possui 48 anos de idade e está se adaptando ao português. O profissional possui experiência em saúde pública, tendo atuando entre os anos de 2006 a 2008 em Honduras, América Central. “Gostei da recepção, aos poucos vou me adaptando ao Brasil, que possui muitas semelhanças com Cuba”, disse.

Pernambuco conta com 249 médicos do programa federal, sendo 53 brasileiros e 196 estrangeiros, beneficiando 83 cidades do Estado. Em Jaboatão dos Guararapes, 13 profissionais estão atuando nas Unidades de Saúde nas comunidades do Engenho Macujé, Santo Aleixo, Quitandinhas, Jardim Monte Verde, UR-6, Alto São Sebastião, Dois Carneiros, Jardim Muribeca, Vila Palmares, Barra de Jangada, Muribeca dos Guararapes e Lote 19. Em todo o País, 3.664 médicos, oriundos do projeto já estão atuando.

Também participaram da visita a USF de Dois Carneiros a diretora da Organização Pan-americana (OPAS) da Saúde, Carissa Etienne, o secretário estadual de saúde, Antônio Figueira, o senador da república Humberto Costa, além de diversos secretários municipais de Jaboatão, a exemplo de Karla Menezes (Políticas Sociais Integradas) e Conceição Nascimento (Governo).

Saúde : 50 Receitas Para Emagrecer De Vez

Deixe um comentário: