Jaboatão realiza mostra de teatro

A XIII edição da Mosteja terá início na próxima sexta-feira. Espetáculos infantis e adultos fazem parte da programação

Os jaboatanenses apreciadores das artes cênicas terão a partir da próxima sexta-feira (08/11) uma ótima oportunidade para diversão. É que tem início a XIII edição da Mostra de Teatro de Jaboatão (Mosteja), evento promovido pela Associação de Teatro de Jaboatão (ASTEJ), em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico do município e que ocorre até o próximo domingo (10).

As apresentações, que incluem espetáculos infantis e adultos serão realizadas no espaço cultural do viaduto prefeito Geraldo Melo, na Estrada da Batalha, Prazeres. O homenageado desta edição é o ator, diretor e produtor teatral Assis Constâncio. Nascido na cidade interiorana de Limoeiro, agreste pernambucano, o artista tem 45 anos de idade, sendo 30 dedicados às artes. “Aos 14 anos iniciei minha trajetória como ator, motivado pelo meu irmão mais velho Rudimar Constâncio, já engajado em grupos teatrais da época”, afirmou.

“Esta linguagem das artes cênicas é muito forte em Jaboatão, temos muitos artistas de qualidade, tendo em vista que a Prefeitura tem todo o interesse de fomentar e fortalecer essa atividade no município, despertando interesse pela arte no público jovem e adulto”, destacou o secretário de cultura do município, Isaac de Luna Ribeiro.

Para participar basta levar 1 kg de alimento não perecível. Toda a arrecadação dos donativos será direcionada para entidades filantrópicas, como a Casa de Repouso Doce Lar, de Prazeres, e ao Abrigo Santa Luzia, do mesmo bairro.

PROGRAMAÇÃO

DIA 08 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA) Teatro viaduto prefeito Geraldo Melo

19:30h Entrega da Placa do Homenageado da XIII MOSTEJA  2013 ( Assis Constâncio)

20:00h Espetáculo: O FAMIGERADO

Autor: Guimarães Rosas

Adaptação Teatral: Moises Neto

Direção:Emmanuel Matheus

Grupo: Marketing Eventos Culturais

Produção: Helena Siqueira e Ivaldo Cunha Filho

Sinopse:

Guimarães Rosa é um dos maiores escritores da literatura brasileira.  O conto “Famigerado”, de sua autoria, é o relato de um homem, provavelmente médico de uma cidade do interior de Minas Gerais, sobre um episódio ocorrido em sua vida, quando um conhecido cangaceiro bate à sua porta para pedir informação sobre o significado da palavra famigerado, pela qual é qualificado por um rapaz alguns dias antes. Conhecer o significado daquela palavra seria o meio de decidir sobre o destino daquele jovem. Assustado, o médico conta como é levado a enganar o cangaceiro, dando à palavra um sentido equivocado. Segundo o seu ponto de vista, esta atitude serviria para abrandar o coração do seu interlocutor, salvando aquele desconhecido  e, igualmente, a si mesmo, de um ato vingativo.

DIA 09 DE NOVEMBRO (SÁBADO)

16:30H- Espetáculo Infantil: A BICHARADA

Texto: Uma adaptação do clássico: Os Saltimbancos

Direção:Carlos Mallcom e Jailson Diaz

Grupo: Tam-Tam de Teatro

Sinopse:

O espetáculo é inspirado no conto dos irmãos Grimm “Os Saltimbancos”  A historia de quatro animais(um jumento, cachorro, galinha e uma gata) que se encontram e descobre que vivem numa situação bem parecida, são maltratados pelos seus donos, daí decidem juntos formar um grupo musical e pra cidade grande para começar a tão sonhada carreira artística.

19:30h Espetáculo adulto: O MISTERIOSO ENCANTADO

Inspirado na Obra: O romance do Pavão Misterioso- José Camelo de Melo Resende

Adaptação e direção: Billé Ares

Grupo: Vanguarda Promoções e Eventos

Sinopse:

O Misterioso Encantado conta á história de forma melodiosa, cadenciada, alegre e descontraída, as aventuras de um rapaz chamado João Evangelista que ao contemplar a beleza de Cleusa, donzela conservada prisioneira pelo conde,(seu pai), sente-se invadido por forte desejo: tirar a moça do sobrado do conde e torna-la como mulher. E o desejo é realizado, Evangelista foge com Creuza, ajudado por um pavão Mecânico. Construindo a partir de diferentes versões de cordel. O espetáculo valoriza ritmos populares tocados ao vivo, executados por quatro músicos instrumentistas, misturando diversos ritmos.

DIA 10 DE NOVEMBRO (DOMINGO)

16:00H  Espetáculo Circense: CIRCU’ITO

Texto e direção: Jaqueson Santana

Grupo: Cia Irmãos Santana

Sinopse:

Circu”ito é o espetáculo que é feito por uma palhaço excêntrico, provocador que vai tomando forma   ao longo do que encontra em cena. Por não saber o que é, e o que vai acontecer, Bicudo entra em circuito consigo, com os materiais de cena e com a plateia, utilizando cenário como ponto de interação com público da criança até o mais velho, durante toda apresentação. Além de improviso, bicudo vai descobrindo as sua habilidades em cena, fazendo malabares, mágica, cilindro japonês, monociclo, usando  a comicidade  do palhaço.

17:00h- Espetáculo Infantil: MADAGAZONIA

Adaptação e encenação: NATAN RODRIGUES

Grupo: CIA ESTRELA

Sinopse:

O espetáculo Madagazonia é uma comédia infantil inspirada no filme Madagascar, onde relata a história de quatro animais: um hipopótamo, um leão, uma zebra e a girafa que moram no zoológico do horto Dois irmãos do Recife e Que levam uma vida bem modesta e tranquila até que  Alex, a zebra decide fugir para o centro do Recife por orientação dos pinguins e seus amigos. Surpresos por essa decisão resolvem procurá-lo, acreditando que ira salvá-lo. E, em meio a essa fuga, todos são pegos  por policiais e são transferidos para a selva, mas durante  o percussor acontece uma pane no avião e todos cai na floresta Amazônica. Neste contexto onde todos terão que se aventura em meio ao novo, possibilitando outras perspectivas de conhecimentos relacionados ao dia a dia  das crianças levando para ao palco  criatividade , cores, músicas, aventura , amizade e amor  em um  universo, mas próximo dos pequenos  espectadores para que não haja apenas uma apreciação da arte cênica, mas uma aprendizagem significativa para todos presentes.

20:00h Espetáculo: ESTREPOLIAS DE PEDRO MALASARTE

Texto: ADRIANO MARCENA

Direção: J Anndrade

Grupo: JÁ PRODUÇÕES

SINOPSE:

O espetáculo conta algumas estórias do infeliz chamado Pedro Malasarte que viaja pelo sertão do nordeste brasileiro com a inventiva capacidade para ganhar dinheiro e após aprontar com muita gente, Malasarte é assassinado e vai para no inferno, onde tentará ludibriar o cão para regressar a terra e casar-se com tonha,sua noiva que é enrolada por ele a vários e vários anos.

Renda Extra: Curso Avançado de Cupcakes

Deixe um comentário: