I Semana da Advocacia Pro Bono Recife prepara advogados para mutirão jurídico gratuito

 

Evento, que vai acontecer nesta sexta-feira (9) no auditório da OAB-PE, será um preparatório para ação jurídica na Ilha de Santa Terezinha, no bairro de Santo Amaro

Prestar serviços jurídicos gratuitamente para entidade sem fins lucrativos do terceiro setor. Este o objetivo do projeto Pro Bono – presente em várias cidades do Brasil -, que juntamente com a Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE) está promovendo a I Semana da Advocacia Pro Bono Recife 2016. O evento acontece nesta sexta, 9 de dezembro, das 14h às 18h, no auditório da OAB-PE, e objetiva tirar dúvidas e preparar os advogados interessados para um mutirão jurídico que acontecerá no terceiro domingo de dezembro, na Ilha de Santa Terezinha, no bairro de Santo Amaro, em Recife (PE). Os advogados interessados em participar do mutirão deverão se inscrever durante o encontro, que funcionará como uma espécie de treinamento para o dia da ação comunitária.

O evento será dividido em três momentos. No primeiro, o diretor Executivo do Instituto Pro Bono de São Paulo, Marcos Fuchs, fará uma palestra a respeito das nuances, regulamentação e experiências do projeto a nível nacional. Também participarão do debate os coordenadores do Pro Bono Recife Fernanda Oriá e Fábio Augusto Sampaio. Às 15h30 está marcada a segunda palestra, que abordará o funcionamento de um mutirão jurídico. A explanação será facilitada pelo defensor público do Estado de Pernambuco Fabrício Lima, que explicará as formas de diálogo com os assistidos e os modos de auxílio aos problemas jurídicos, como ingresso com ações judiciais, providência de documentos, regularização em cartório, esclarecimento sobre consequências criminais, dentre outros.

A terceira atividade do dia será a subdivisão, em comissões jurídicas temáticas, dos advogados interessados em participar do mutirão. Em equipe, será feita uma previsão dos problemas mais frequentes nesse tipo de ação e estudados quais os aconselhamentos jurídicos mais eficientes para cada caso. “Esse é mais um momento de falarmos da advocacia Pro Bono e chamarmos a classe advocatícia para a responsabilidade social. Precisamos entender que somos uma sociedade e, por isso, devemos ser sustentáveis e viver de forma colaborativa. No fim, os maiores beneficiários somos nós mesmos, que estamos ajudando”, afirma Fernanda Oriá.

As inscrições para a I Semana da Advocacia Pro Bono Recife 2016 podem ser realizadas gratuitamente no site www.esape.com.br. Outras informações pelo telefone: (81) 3224-2425.

Deixe um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *