Economia Criativa – Grande ponte entre as ideias e os negócios

GEDSC DIGITAL CAMERAA economia criativa representa uma mudança de valores que são dados normalmente à arte e a cultura, fazendo com que surjam modelos de negócios decorrentes da criatividade, o que inclui diversos setores como música, publicidade, jogos digitais, arquitetura, cinema, animação, design, gastronomia, moda, etc. Isto tudo é negócio já faz tempo em muitos lugares.

No Brasil, apesar da propalada criatividade e riqueza cultural, só nos últimos anos é que começamos a despertar para o tema. Neste quesito, Pernambuco tem posição de vanguarda por ser pioneira a discuti-lo, por contar com o Porto Mídia, espaço dedicado ao tema dentro do Porto Digital, com o Instituto Delta Zero,  provavelmente a única associação brasileira de empresários da área, e com várias iniciativas do governo do estado, Mas em nossa terra a quantidade de oportunidades dessa economia é tão grande quanto o número de entraves para que haja avanços significativos.

O Governo Federal, percebendo a importância dessa área dentro dos modelos de negócios e dos processos produtivos criou a Secretaria da Economia Criativa (SEP), com “Status” de Ministério.  Criada pelo Decreto 7743, de 1º de junho de 2012, a Secretaria da Economia Criativa (SEC) tem como missão conduzir a formulação, a implementação e o monitoramento de políticas públicas para o desenvolvimento local e regional, priorizando o apoio e o fomento aos profissionais e aos micro e pequenos empreendimentos criativos brasileiros. O objetivo é tornar a cultura um eixo estratégico nas políticas públicas de desenvolvimento do Estado brasileiro.

Espera-se que cidades como Jaboatão dos Guararapes comecem a entender a importância desse mercado para a economia do Município. Propõem-se aqui a criação de uma Gerência de Economia Criativa ou até de uma Secretaria Executiva da Economia Criativa para elaborar políticas que possam fomentar a inovação e o espírito empreendedor em nosso município, inspirando empreendedores com boas práticas e ferramentas de gestão inovadoras, fazendo assim a ponte entre o mundo dos negócios e o mundo das ideias.

Djalma Junior é Mestre em Processos Ambientais, Coordenador de Meio Ambiente do Grau Técnico e Professor das Faculdades Estácio e Metropolitana.

Saúde : 50 Receitas Para Emagrecer De Vez

Deixe um comentário: