Coluna da Segunda: Se não se cuidarem, vereador Neco pode resolver as eleições ainda no primeiro turno.

Mesmo com candidatos competitivos, esta eleição pode trazer uma surpresa anunciada, a possibilidade de ser resolvida no primeiro turno. Quando nos colocamos, importante frisar que é em função das movimentações e do tipo de apoios que um determinado candidato vem aglutinando, se olharmos as últimas movimentações, podemos citar algumas, vejamos;

O candidato da máquina, por exemplo, teve mais perdas do que apoios, e os apoios que obteve até agora, pouco ou quase nada acrescentou a sua campanha, perdeu o Deputado (Federal) mais votado no município e que é do seu partido, o Deputado Federal João Coutinho, também do seu Partido, teve a declaração do Deputado Lucas Ramos que também não apoia o PSB em Jaboatão, por fim, e a mais forte perda, foi a do Deputado Cleiton Collins, que foi o deputado estadual mais votado e o segundo mais votado nas últimas eleições para Prefeito, um esvaziamento do seu palanque.

O Deputado Anderson Ferreira que tem pouco identificação com a cidade, chegou ao seu patamar de apoios, tem uma bancada de vereadores o apoiando, teve a declaração dos ferrenhos opositores ao governo do estado a seu lado, o Senador Armando Monteiro e o Deputado Federal Silvio Costa, além do Ministro da Educação (não é oposição), Deputado Federal Mendonça Filho, não se pode negar que são apoios importantes, no entanto, sem identificação com a cidade, chegou ao seu limite e teto de apoios. Poderá até crescer, até porque, o campo é fértil e tem espaço para isso.

O Edmar de Oliveira, que pouco apoios (representativos) obteve durante a fase de construção da campanha, tem no Deputado Federal Augusto Coutinho sua maior base de sustentação, é um candidato popular que tem nas camadas mais pobres a sua sustentação, é um candidato perigoso e que pode surpreender, deve crescer na campanha e ameaça qualquer previsão.

O Cleiton Collins, decidiu por ser candidato na última hora, tem como vantagem em relação aos outros postulantes, o recall da última eleição, parte na frente segundo a última pesquisa. É um candidato forte, foi o deputado mais votado em Jaboatão nas últimas eleições, tem um eleitorado cativo e fiel. Seu grande desafio é o de sair do patamar que sempre teve nas eleições que disputou, parte dos 26% das intenções de voto, se se manter e não cair, deve, se houver, ir para o segundo turno. Tem o apoio do seu Partido e de toda a sua bancada de Deputados Estaduais e do Deputado e Presidente Estadual Eduardo da Fonte. Pouco se articulou, e pouco tempo teve para montar sua equipe de campanha, seu vice, o Advogado Roberval vem com o mesmo perfil do candidato a Prefeito, isso poderá dificultar um pouco a sua campanha.

O Vereador Neco, com 10 mandatos de Vereador e um de Deputado Estadual, é o candidato que mais apoios importantes, e que mais esvaziou o palanque do candidato do poder, tem os apoios dos Deputados João Coutinho (Federal-PSB), que obteve nas últimas eleições mais de 18 mil votos e do Deputado Estadual Lucas Ramos, do PSB, estes apoios são importantes porque tira a exclusividade do Governador em Jaboatão, quer queiram ou não, o governador não fará campanha ostensiva em Jaboatão, ele sabe que vai precisar do PDT para aprovar projetos na assembleia legislativa e dos Deputados João Coutinho e Lucas Ramos. Neco tem um perfil hoje comparado, no sentido de relação com os mais pobres, ao ex-prefeito Nilton Carneiro. Apontado como o segundo na última pesquisa, Neco tem se movimentado melhor até agora, seus eventos mais representativos e com muita gente. Seu desafio é ampliar esta sua campanha para os distritos de Cavaleiro e Jaboatão Centro, o que ficou para seu vice, que tem, pelo que falam, uma penetração em Cavaleiro que pode ajudar a campanha de Neco. Neco precisa avançar nestes dois distritos para consolidar-se com a segundo e/ou até a primeira força desta eleição.

O Adelson Veras, se olharmos de fato seu posicionamento, pode-se afirmar que é o único que nos últimos 4 anos sempre se posicionou contra a atual gestão. Candidato por um partido ideológico (Partido Comunista), com posições firmes e claras. Tem caminhado muito, talvez o nome que mais caminhou e apresentou os problemas da cidade. Terá um difícil caminho a seguir, poucas chances de chegar ao segundo turno, já tem uma vitória política ao se apresentar como um candidato que conhece a cidade.

Bem, com as atuais condições postas e as movimentações até agora, esta eleição poderá definir ainda no primeiro turno seu Prefeito, neste caso, mesmo com a certeza de dois turnos (que hoje é claro), se não cuidarem bem do Vereador Neco, ele pode surpreender ganhar as eleições já no primeiro turno. Não subestimem um candidato com o perfil do Vereador Neco, que pouco fala e muito anda e conversa com o povão. Se houver segundo turno, dois dos que estariam hoje na disputa, seriam da oposição. Hoje, o governo não estaria com seu candidato no segundo turno, no entanto, a campanha só começou.

Um comentário em “Coluna da Segunda: Se não se cuidarem, vereador Neco pode resolver as eleições ainda no primeiro turno.

Deixe um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *