Caruaru:Instituto Ayrton Senna promove capacitação para educadores no Oxente Day

Durante todo o dia de hoje (1º), gestores escolares, coordenadores e professores envolvidos no programa “Letramento em Programação” participaram do Oxente Day, que  aconteceu em dois momentos. Pela manhã, a equipe de formação do Instituto Ayrton Senna deu as boas-vindas aos profissionais da Educação Municipal, logo cedo, em Maria José Recepções I. Já na parte da tarde, o treinamento aconteceu no Armazém da Criatividade.

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, prestigiou o evento e destacou a importância da implantação do programa nas escolas da rede municipal. “Nossa intenção é transformar Caruaru pela Educação, dessa forma estamos oportunizando nossos estudantes a serem protagonistas e a inserção do Programa Letramento Digital possibilita isso. Assim essas crianças e jovens conseguem desenvolver suas habilidades dentro do mundo cibernético que tem crescendo dia após dia”, afirmou.

Para Bárbara Menezes, especialista em Implementação do Instituto Ayrton Senna, é necessário que as crianças e jovens tenham um pensamento computacional para que possam enfrentar os desafios do século XXI. “O que nós fazemos é incentivar o aluno a pensar em um problema e fragmentar esse problema para que ele consiga pequenas soluções e isso serve na engenharia e na vida. Então o Letramento em Programação permite que esses estudantes trabalhem resolução de problemas, comunicação, colaboração e autonomia”, garantiu.

O professor Marlon Diego participou atentamente da capacitação e garantiu que o aprendizado adquirido e que será levado para sala de aula, neste segundo semestre, vai empolgar ainda mais os alunos. “A novidade é que os estudantes sairão da parte teórica para a parte prática, ou seja, agora vão, de fato, colocar a mão na massa. Vão aprender, dentro da robótica, a mexer com placas, acender e apagar uma led, isto é, dá o primeiro passo para construção de um robô”, explanou.

O Letramento em Programação beneficia cerca de cinco mil alunos matriculados do 4° ao 7° ano do Ensino Fundamental. A iniciativa é uma parceria entre Secretaria de Educação de Caruaru (SEDUC), Instituto Ayrton Senna e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, prestigiou o evento e destacou a importância do programa Letramento em programação