Ação de Cidadania realiza 7.764 atendimentos em Camaragibe

Na próxima quarta-feira (14), o mutirão de serviços chegará ao município de Cortês

O município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, recebeu pela primeira vez a Ação de Cidadania, promovida pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas. Foram levados 161 serviços e realizados 7.764 atendimentos diretos à população, na manhã do sábado (dia 10), na Escola Municipal José Collier, na Vila da Fábrica.

As Ações de Cidadania vão ganhar um volume maior de serviços e atividades, com programações durante a semana e aos sábados. Na próxima quarta-feira (dia 14), a Ação de Cidadania ocorrerá no município de Cortês, distante 86 quilômetros do Recife, na Zona da Mata Sul do Estado.

A Ação de Cidadania do último sábado foi acompanhada de perto pelo secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides; pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Aluísio Lessa; e pela prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz. “O objetivo do Governo de Pernambuco é chegar cada vez mais perto das pessoas e garantir serviços e acesso a direitos”, afirmou o secretário Benevides. “Essa parceria que vai gerar bons frutos e queremos levar essa Ação para outros bairros do município”, disse a prefeita.

Cursos – Além da documentação civil (segunda via do RG, CPF, registros de nascimento, casamento e óbito), um dos serviços mais procurados durante a Ação de Cidadania foi o de inscrição para os cursos promovidos pelo Programa Juventude Presente, da secretaria. Jovens como a estudante Ana Clara Barbosa, 15 anos, moradora da Tabatinga. “Quero me especializar na área comercial e administrativa. Preciso estar capacitada para concorrer às vagas no mercado”, justificou, na hora da inscrição. Ela vai fazer o curso de operadora de caixa.

“O custo alto dos cursos era a minha maior dificuldade. Agora isso acabou. Com a oferta de cursos gratuitos pelo Programa Juventude Presente, posso estudar tranquila, sem a preocupação com uma conta para pagar no final do mês”, comentou Aline Feliciano de Souza, 20 anos, residente na Vila da Fábrica. “Essa é a oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho”, completou o estudante Charles Eduardo Moisés dos Santos, 16 anos, morador do Timbi.

Na Ação de Cidadania realizada em Camaragibe, a população contou com 161 serviços, todos gratuitos, disponibilizados por dez secretarias e órgãos estaduais, seis secretarias municipais e sete parceiros privados. Foram serviços nas áreas de saúde e beleza, vacinação, inscrição para cursos, investigação de paternidade (exame de DNA), distribuição de kits de higiene bucal e preservativos, orientações sobre mediação de conflitos, informações sobre redução de danos do Programa Atitude, negociação de débitos com a Compesa e a Celpe, serviços de reparação e manutenção de óculos entre outros. O mutirão aconteceu das 8h ao meio-dia, na Escola Municipal José Collier, na Vila da Fábrica.

VEREADOR 2020: Estratégias e tatícas para uma campanha vencedora