A CORRUPÇÃO É UM “PRODUTO” DO BRASIL ?

Brasil um pais corrupto ?
Brasil um pais corrupto ?

Ouvimos dizer que o Brasil é o pais mais corrupto do mundo, e que isso vem na índole da formação do nosso povo brasileiro.
Será isso verdade ?
Neste artigo de ante mão reconheço a limitação para aprofundar o assunto, pois isso é tema para uma monografia ou tese, quem sabe o artigo desperta algum acadêmico para fazer.
Inicialmente do ponto de vista cristão temos os registros bíblicos que discorre sobre a corrupção desde o inicio da humanidade, a serpente corrompe Eva, a qual corrompe Adão o qual não assume a culpa e transfere para Deus em sua “delação” não premiada declarando “Foi a mulher que tu me deste”.
Outro registro bíblico foi quando Caim por inveja do “poder” que Abel gozava diante de Deus, o matou.
Não é necessário discorrer aqui mais fatos da historia bíblica, e da humanidade, a bíblia afirma que o ser humano é mau por natureza, o saudoso Arcebispo de Olinda e Recife Don Helder Câmara já afirmou “O ser humano não presta, é mau, mas mesmo assim ame-o, ajude-o, sabe porque ? Por que as pessoas são assim mesmo”.
Eu pessoalmente me foco nas virtudes das pessoas, pois se me focar nos defeitos não vou querer conversa nem comigo mesmo.
Nestes últimos dias a imprensa internacional deu destaque a dois fatos, um de corrução e o outro de “golpe”.

Presidenta da Coreia do Sul - Park Geun-hye acusada de corrupção
Presidenta da Coreia do Sul – Park Geun-hye acusada de corrupção

O de corrupção na Coreia do Sul, a presidenta que tem sua popularidade de apenas 5% esta sendo acusada de junto com uma amiga sua a qual foi presa por ter dado um golpe financeiro no pais, a população esta indo as ruas pedir sua renúncia ou impeachment, parecido com o que ocorreu no Brasil.

 

 

 

usa

O outro fato esta se dando nos USA onde as eleições para presidente, na qual apesar da candidata Hilary Clinton ter conquistado 60.274.974 votos, 337.636 votos a mais que o candidato Donald Trump que obteve 59.937.338, sendo vitoriosa nos votos direto do povo dos USA, mas derrotada pelo colégio eleitoral de 538 delegados que elegeu o candidato Donald Trump como presidente, anulando o voto do povo, podemos dizer um “golpe” oficializado pela constituição Norte Americana, idêntico ao que aconteceu no Brasil, onde os 54.501.118 votos direto que elegeram Dilma foram “anulados” oficialmente com base na Constituição brasileira pelo “colégio eleitoral” composto por 594 parlamentares deputados e senadores, no Brasil denominado de Congresso Nacional.
Por tanto para o nosso “consolo” corrupções e golpes não são “privilégios” só do Brasil, mas de quase todos países inclusive dos USA que se denomina a maior democracia do mundo.
Com a palavra os acadêmicos e historiadores.
Mas para não fechar sem uma definição de o que se fazer, ou pelo menos o que não fazer, para combatermos a corrupção deixo aqui um trecho de um dos discursos do grande líder negro martirizado dos USA Rev. Martin Luther King Jr
“O que incomoda não é a zoada dos maus, mas o silêncio dos bons”

Benevides Waldir

Rev. Waldir Benevides, pastor na IPB Igreja Presbiteriana do Brasil há 34a, fundador da IPB Candeias em Jaboatão PE e IPB Suape no Cabo PE; Foi executivo da Visão Mundial onde coordenou o Programa de Emergência a vitimas da seca no Nordeste do BR nos anos 80. Diretor de Desenvolvimento Social pelo Governo do Estado de PE na Ilha de Fernando de Noronha no ano de 1995. Nos anos 2009 a 2012 foi Coordenador de Educação Ambiental e Assessor na Secretaria de Meio Ambiente na Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE. Empresário representante da http://www.perfam.com.br/site/perfam.php?id=10&cod=45902

Deixe um comentário:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Current ye@r *